02/12/2018 - 21:51:00

Ketchup base de acerola premiado em Paris

Imagine um molho denso, vermelho e levemente adocicado para saborear com seu sanduche favorito ou batata frita.Agora, imagine esse molho com as mesmas caractersticas de um Ketchup normal, mas feito com frutas e legumes naturais e livre de aditivos qumicos e corantes. Essa a proposta do Natchup, desenvolvido pela Universidade Federal do Cear (UFC). No lugar do tomate, s縊 usadas a acerola, a beterraba e a abbora, que s縊 abundantes no Nordeste.

A professora Lucicl駟a Barros, chefe do Departamento de Engenharia de Alimentos da UFC, conta que a ideia nasceu em 2016, quando os estudantes de gradua鈬o B疵bara Denise, Carolinne Filizola e Thiago Tajra queriam desenvolver um produto saud疱el e funcional, rico em vitamina C e livre de defensivos agrcolas, como atividade da disciplina Aspectos B疽icos do Processamento de Frutos Tropicais.

撤ensamos em fazer um molho parecido com o ketchup, que muito popular principalmente entre os jovens, mas que fosse feito a partir de um fruto e tivesse as mesmas caractersticas sensoriais. De imediato, a acerola foi a primeira cotada por ser antioxidante e rica em vitamina C. A abbora entrou no sentido de dar a consist麩cia do produto e por ser rica em fibras. Ficou faltando a cor e chegamos beterraba pelo potencial corante e por tamb駑 ser rica em antioxidantes.

A ideia virou projeto de pesquisa a partir de uma bolsa do Programa Institucional de Bolsas de Inicia鈬o Cientfica (PIBIC) e passou por 21 formula鋏es para resultar no produto atual. Os tr黌 estudantes se formaram, mas a pesquisa continuou com outros professores e estudantes da UFC.

Pr麥io internacional

O Natchup um dos dois alimentos brasileiros que receberam o selo Innovation Sial 2018, concedido em outubro durante o Sal縊 Internacional de Alimenta鈬o (Sial), realizado em Paris, e ser comercializado pela empresa cearense Frut durante cinco anos, conforme parceria estabelecida com a universidade. Parte dos recursos arrecadados com a venda do Natchup ser revertida para a UFC e para entidades sociais.

A alian軋 entre a universidade e a empresa aconteceu no incio da pesquisa. 轍uando provei o molho, pensei: 粗sse produto vai estourar no mundo. Ele base de acerola, que pode ser cultivada toda de forma org穗ica, com menos da metade do a鋺car e sdio presentes no ketchup. Ou seja, um produto para consumir sem culpa e, al駑 de tudo, muito gostoso, aposta Ana Patrcia Digenes, scia-diretora da Frut, que aconselha ainda que outras empresas fa軋m parcerias com institui鋏es de ensino e pesquisa para o desenvolvimento de produtos inovadores.

O Natchup far parte do portflio da empresa, que comercializa seus produtos para parte do Brasil e Alemanha, B駘gica, Portugal, Espanha, Fran軋 e EUA. Segundo Ana Patrcia, durante o sal縊 de alimenta鈬o em Paris, dez pases j encomendaram o Natchup. O molho j est venda online e dever ser disponibilizado nos supermercados a partir do incio de 2019.



Cr馘ito Mat駻ia: Da reda鈬o com Ag麩cia Brasil
Cr馘ito da imagem: Ag麩cia Brasil