09/10/2018 - 17:04:00

Brasil registra 1.376 casos de febre amarela e 483 bitos em cinco Estados

O Ministério da Saúde fez o monitoramento de um ano da febre amarela no país e foram registradas 483 mortes e 1.376 casos da doença foram confirmados.

Cinco estados tiveram casos confirmados e óbitos registrados, são eles São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, Espírito Santo e o Distrito Federal.

Em um ano foram investigados ao todo 7.518 casos suspeitos, e 5.364 foram descartados, e 778 em análise e ainda 1.376 casos confirmados e um total de 483 óbitos.

Com a chegada do verão, o Ministério da Saúde alerta os brasileiros sobre a transmissão da febre amarela. A enfermidade é transmitida por mosquitos em áreas urbanas ou silvestres.

A infecção acontece quando uma pessoa que nunca contraiu a febre amarela ou tomou a vacina contra a doença circula em áreas florestais e é picada por um mosquito infectado. Ao contrair a doença, a pessoa pode se tornar fonte de infecção para o Aedes aegypti no meio urbano.

O Ministério da Saúde faz um alerta para a população, e dá dicas para não deixar  acúmulo de água parada em recipientes destampados, para impedir criadouros do mosquito, além disso, ele recomenda a vacinação, especialmente para aqueles que moram ou vão viajar para áreas com indícios da doença.

Outras medidas preventivas são o uso de repelente de insetos, mosquiteiros e roupas que cubram todo o corpo.

O período monitorado pelo Ministério da Saúde foi de 01/07/2017 a 30/06/2018.



Cr馘ito Mat駻ia: Da reda鈬o com Ag麩cia Brasil
Cr馘ito da imagem: Ag麩cia Brasil